sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

As histórias da minha Avó

A sabedoria da Avó também se conhece nas histórias.
As histórias da Avó são sabedoria pura.
A Avó já me contou milhares.
Já me contou contos tradicionais.
Já me contou lengalengas.
Já me contou histórias de encantar.
Já me contou fábulas.
Disse-me morais.
Explicou o fim.
Ensinou-me a perceber.
A Avó contou-me ontem uma história. Nunca antes me tinha contado. Nunca antes tinha ouvido.
Contou-me a história da "Águia e a Coruja".
Dizia-me que a águia como predadora que era, andava a caçar passarinhos. E por isso, a coruja foi pedir-lhe para não comer os seus filhos e disse-lhe "são os passarinhos muito lindos, com uns olhos muito brilhantes, um bico muito perfeitinho, com um pelo muito bonito", por isso "se os vires não os comas, por favor" pediu a coruja à águia. Contudo, no dia seguinte a coruja chegou ao ninho e os seus filhotes não estavam lá. A coruja foi falar com a águia perguntando-lhe porque lhe fizera isso e a águia respondeu "disseste-me que os teus filhos eram muito bonitos, eu quando cheguei ao ninho só vi uns pássaros ranhosos e depenados, e por isso pensei que não eram eles".
A Avó contou-me.
Explicou-me.
Falou-me.
Disse-me que não devemos gabar-nos. Não devemos achar que somos ou temos mais do que aquilo que realmente é. Porque tal como a águia, os outros podem olhar-nos, olhar as nossas coisas como a águia olhou os passarinhos da coruja.
A Avó ensinou-me outra vez.
A Avó deu-me uma lição de vida.
Abriu o coração de palavras sábias para mim.
Porque a Avó é sábia.
Porque a Avó sabe as histórias da vida.
Porque a Avó sabe o que dizer.
E as histórias da Avó são histórias que não vou esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário