terça-feira, 19 de novembro de 2013

Já dizia a minha Avó "não há nada que caia do céu"

"Não há nada que caia do céu", diz a Avó. 
"O dinheiro não cai do céu", diz a Avó.
"As oportunidades não caem do céu", diz a Avó.
"Nada cai do céu", diz a Avó.
"Nada cai da chuva", diz a Avó.
E diz que quem quer "faz".
Quem quer tenta.
Quem quer luta.
A Avó diz-me sempre que temos de nos mexer.
A Avó diz-me sempre que nada nos vai aparecer do nada.
E que por isso temos sempre de tentar.
A Avó conta-me a história da sua vida.
Conta-me que sempre lutou.
Fala-me da infância de um lado para o outro. Das casas em que morou.
Dos amigos.
Da escola.
Das cidades. Das localidades.
Fala-me do tempo que estudou.
Dos colegas.
Dos bailes.
Dos bordados.
Fala-me do tempo que trabalhou.
Dos bons momentos.
Dos menos bons.
Da luta.
Da tentativa.
Da conquista.
Fala-me de tudo.
Conta-me que nunca nada lhe caiu "do céu".
Conta-me que sempre lutou. Sempre tentou. Sempre.
Conta-me que vai continuar sempre a lutar, a conquistar, a agir.
E diz-me para nunca me esquecer que "não há nada que caia do céu".
E eu tento.

1 comentário: