domingo, 13 de outubro de 2013

O que a Avó me ensinou sobre os sonhos

"Sonha" diz a minha Avó. 
Sonha, ambiciona, deseja, diz a minha Avó.
Sonhar com o futuro, com a vontade de ser melhor.
Sonhar com o futuro, com os objectivos que queremos atingir.
Sonhar com o futuro, com as nossas ideias, as nossas vontades, as nossas ambições.
Sonhar é imaginar uma outra realidade.
É imaginar o que está para vir.
É imaginar o que gostávamos que acontecesse.
É imaginar outra dimensão da realidade em que tudo é diferente.
É ver-nos, a nós próprios e aos outros, mais gordos, magros, bonitos, inteligentes, pobres ou ricos.
É ver-nos num sítio paradisíaco ou num local que odiamos.
É criar uma nova personagem, ser outra pessoa, não ser.
Sonhar é pensar em algo melhor. Criar novos desejos. Esperar. Ter esperança no dia de amanhã. Querer ter mais.
Sonhar é pensar em algo pior. Dar graças ao que temos. Ter consciência do que fazemos. E melhorar.
Os sonhos, esses, fazem nos ir mais longe, tal como diz a Avó.
Os sonhos fazem-nos acreditar.
Os sonhos fazem-nos ser melhores pessoas.

Os sonhos fazem-nos ter medo dos gigantes que estão a frente dele, dos obstáculos, das consequências.
Mas, são esses mesmos sonhos que nos fazem derrubar os gigantes que se opõem ao longo das nossas vidas.
Mas, como diz a minha Avó são os sonhos que nos fazem levantar, continuar, viver e ser feliz.
Mas, como diz a minha Avó os sonhos são como rascunhos da vida que temos ou queremos ter.
Mas, como diz a minha Avó quem mais sonha, mais alcança. Porque o sonho aquece o coração e dá-nos força para enfrentar os medos e alcançar o que queremos.
A Avó ensinou-me a sonhar.
A Sonhar acordada. A querer. A desejar. A ambicionar.
A Avó ensinou-me a ter sonhos grandes.
A Avó é uma sonhadora.
A Avó sonha com um mundo melhor. A Avó sonha com o melhor para os seus netos. A Avó sonha com o melhor para os seus filhos.
A Avó até em sonhos dá tudo por nós, pelos netos.
A Avó Sonha.
E eu sonho com ela.


E tal como diz António Gedeão, o sonho é uma constante da vida:

"Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer..."

Sem comentários:

Enviar um comentário