quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Já dizia a minha Avó "quem tudo quer, tudo perde"

A Avó diz que quem quer tudo, acaba por perder tudo. 
Diz que quando queremos tudo acabamos por não ficar com nada. Quando queremos o sol e a lua ao mesmo tempo, quando queremos ter poupar mas ter tecnologia de ponta, quando queremos ter dois amores.
A Avó diz que quem tudo quer, tudo perder. Dizendo que não podemos agradar a gregos e a troianos e que por isso o tudo não podemos ter.
A Avó diz que mesmo quem tudo pode ter, acaba por ficar iludido com o poder "ter" e não consegue.
A Avó diz que devemos dar valor aquilo que temos, à nossa casa, à nossa família, ao nosso amor, à nossa amizade, à nossa vida.
Fala-me que devo dar valor a tudo o que tenho mesmo que não seja o que desejo. Fala-me que devo fazer os possíveis para obter o que mais quero, mas que a ambição nunca deve ser desmedida e devo ter noção daquilo que quero e daquilo que posso ter.
A Avó gosta de ser racional e diz que percebeu ao longo da vida que não podemos querer ter tudo.
Até podemos querer ter, mas devemos ter a noção das consequências da nossa ambição, do nosso desejo, dos nossos anseios.
A Avó acha que devemos preservar tudo o que a vida nos dá, nos deu e nos vai proporcionar. 
Que as pessoas boas e as oportunidades que nos surgem na vida devem ser valorizadas. Porque nem as pessoas certas, nem as melhores oportunidades surgem de um dia para o outro.
"Quem tudo quer, tudo perde", já dizia a minha Avó, ainda diz e vai continuar a dizer.
"Quem tudo quer, tudo perde", conta a minha Avó, dizendo que só quer o bem dos seus netos, porque eles são o tudo que ela já tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário