segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Comer em casa da Avó

Um dos maiores prazeres da vida é comer. E a Avó concorda. 
Uma das maiores satisfações é comer em casa da Avó.
As Avós têm, quase todas, a habilidade de ser grandes cozinheiras. 
A comida da Avó é de longe diferente da nossa, da comida dos restaurantes, dos amigos, etc. A comida da Avó parece que sai de um tacho de ouro. A comida Avó é uma comida especial.
O problema é que para a Avó é comida nunca é demais. Para Avó enquanto não se rapar o tacho não se deve parar de comer. 
Porque as Avós gostam de saber que apreciámos a refeição, portanto sair da casa da Avó depois de um almoço ou jantar especial é sair a "empanturrado".
Mas, o sabor da comida da Avó compensa tudo. 
A delícia da sua comida. A paixão posta no cozinhado. O sabor a casa. O cheiro que nos conquista à distância. É algo soberbo. Divinal.
E as receitas são mágicas. As receitas da Avó não sou receitas de livros, não são receitas da televisão, não são receitas das vizinhas ou das amigas, as receitas da Avó são da Avó.
A forma como a Avó cozinha jamais pode ser repetida. A Avó podia dar-nos a receita, dizer-nos passo a passo, até ajudar-nos a cozinhar, mas nunca ficava igual.
A Avó é cozinheira de excelência. As suas feijoadas, os seus cozidos, os seus assados e o seu bacalhau é impossível de copiar.
As Avós têm, quase todas, a habilidade de ser grandes cozinheiras. Porque, as Avós cozinham Amor, Carinho, Ternura, Conforto num só tacho. Porque, são cozinheiras de mão cheia.
As Avós cozinham. As Avós cozinham para nós. As Avós cozinham maravilhosamente. Porque, cozinham com Alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário