quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Já dizia a minha Avó "o que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Quando Avó me disse "tens de ser forte" eu devia ser muito pequenina.
Não me lembro.
Mas, sei que a Avó me disse isso desde que chorei pela primeira vez.
Sei, porque é o pensamento dela.
É a sua forma de viver, a sua filosofia, a sua razão.
Foi assim que a Avó me educou. É assim que a Avó me educa.
A Avó sempre foi de dar conselhos e contar ditados. E de todos os que já ouvi, já aprendi, já adquiri para mim, este conselho é o que mais me ensina da vida.
Este conselho é uma lição de vida.
Até podemos acreditar que não conseguimos, chorar, tremer e cair.
Até podemos não querer mais e desistir.
Mas, não são os bons momentos que nos fortalecem, não é a facilidade, não é ter "de mão beijada".
O que nos fortalece é a dificuldade, a conquista, o problema.
O que nos fortalece é a luta constante da vida, a batalha do dia-a-dia, a guerra do desejo e a vontade do sonho.
O que nos fortalece são os objectivos e as atrocidades.
A vida, essa, torna-nos forte quando é vivida e sentida de forma intensa.
Porque mesmo que o vento destrua as árvores, elas voltam a crescer. Mesmo que as flores murchem, as sementes continuam lá. Mesmo que o Sol esteja escondido, está connosco.
A Avó, tal como todas as Avós, são fortes. Viveram intensamente, enfrentar medos, desafios, quase desistiram, mas resistiram.
A Avó não se esquece do que gostava que eu não me esquecesse, que é ser forte.
A Avó não fica sem forças.
E sobretudo, acredita que em todos nós a um ser mais forte daquilo que pensamos.
Acredita que "o que não nos mata, torna-nos mais fortes".

2 comentários:

  1. As avós são pessoas com uma sabedoria imensa. E a verdade é, tal como disseste, não é o facto de termos tudo "de mão beijada" que nos fortalece. É preciso lutar para conseguirmos atingir os nossos objectivos, para conseguirmos adquirir o que queremos. É o facto de termos de lutar que nos fortalece. São os momentos menos bons que nos fazem crescer e nos tornam mais fortes, mais capazes. A Avó tem toda a razão quando diz que "o que não nos mata nos torna mais fortes"! Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. A Avó tem sempre a palavra certa e usa-a como ninguém.
    E é verdade o fácil pouco requer e o difícil tem de ser conquistado.
    A Avó sabe e sempre me disse isso. E acho que todas as outras Avós também sabem disso porque a vida (para muitas) não foi nem é fácil.
    beijinhos

    ResponderEliminar