quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Já dizia a minha Avó "quem tem boca vai à Roma"

A Avó diz que a comunicar, a falar é que a "gente" se entende. 
Diz que quem conseguir comunicar, expressar, falar consegue ir a muito lado.
"Quem tem boca vai a Roma" dizia a minha Avó.
Dizia-me que devo comunicar para conseguir atingir os meus objectivos, para chegar onde quero, para obter o que precisa, para ir a Roma.
Dizia-me que devo perguntar sem ter medo de errar, devo falar mesmo que me engane.
Dizia-me que só comunicando, é que atinjo o que mais quero.
A Avó diz-me que "ir a Roma", "chegar a Roma" é a ampliar, a metáfora do chegar ao desejado, ao ambicionado, à felicidade, ao objectivo.
A Avó diz-me que para "chegar a Roma" terei de enfrentar muitos obstáculos. Por vezes, dizia a minha Avó, posso perder-me, posso não saber o caminho.
Por vezes, dizia a minha Avó, posso não saber onde quer chegar, a que zona, a que local.
Por vezes, dizia a minha Avó, posso querer voltar atrás, posso ter saudades do passado.
Por vezes, dizia a minha Avó, posso meter-me em atalhos e em trabalhos.
Por vezes, dizia a minha Avó, posso acertar em todos os buracos, não conseguir avançar, bloquear.
Por vezes, dizia a minha Avó, posso perder todas as minhas forças.
Contudo, diz a minha Avó, com persistência, paciência e com "boca" a "Roma" fica mais perto, mais fácil de alcançar.
A Avó anda todos os dias mais um bocadinho para "chegar a Roma".
A Avó diz que já lá chegou algumas vezes.
A Avó diz que vou passar toda a vida a lá chegar, a atingir objectivos. Mas, que depois vou ter mais metas, mais ideias, mais ambições. Depois, vou querer voltar a "Roma".
A Avó está a ir. A Avó está-me a ajudar a ir.
A Avó ensinou-me o caminho. Ensinou-me os  buracos que não devia pisar.
Agora é ir.
Agora é tentar.
Agora é confiar nas sábias palavras da Avós, das Avós.

Sem comentários:

Enviar um comentário