quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O que Avó me ensinou sobre a Idade

"Quero ser grande", dizia eu. "Quero crescer", dizia eu. "Quando for grande quero ser...", dizia eu.
"Tens muito tempo para crescer", dizia a Avó.
E, como sempre, a Avó tinha razão. Eu tinha e tenho muito tempo para crescer. Mas, quando somos mais novos sonhámos ser adultos, ter dinheiro, ter trabalho, mandar, deitar tarde.
Quando somos mais novos sonhamos ser "enfermeiras bailarinas", "motoqueiros" e muitas outras coisas. Sonhamos ter a vida das nossas barbies, ter filhos como os nossos nenucos, ter os músculos do action man, e a coragem do super-homem. Sonhamos.
E depois de todos esses sonhos, um dia acordamos e: Somos Adultos!
A Avó sempre me disse que ser adulto não era um mar de rosas, sempre me disse que com a idade vem a responsabilidade. Eu não queria acreditar.
Eu olhava as mulheres de salto alto e sonhava ser como elas. Eu olhava para os meus bonecos e imaginávamos sendo meus filhos, irmãos e adorava a ideia.
Eu imaginava que isso ser tudo maravilhoso. Óptimo. 
A Avó dizia que tinha muito tempo para ser "grande", para ter responsabilidades, para conduzir, para chegar tarde a casa. 
A Avó dizia que um dia queria voltar a ser criança. E era verdade. A Avó sabia e sabe sempre o que vem a seguir.
O sonho da vida adulta não era tão maravilhoso como pensava, tem muitas coisas boas, mas também tem um peso extra nas costas, responsabilidade e uma realidade não tão cor-de-rosa.
No entanto, a Avó diz que todas as idades são mágicas. Que tudo tem seu tempo. Que devemos aproveitar a juventude e não a deixar passar ao lado.
No entanto, a Avó continua a dizer que com a idade vemos as coisas de outra forma, e aprendemos a aproveitar mais as estrelas, o céu e o sol.
No entanto, a Avó diz que tal como andar era uma benção, o acne, as rugas, a dificuldade em andar também é. 
A Avó diz que crescer é sinal de vivência, de amizades ganhas e perdidas, de momentos maus e bons, de perdas, de ganhos, de amor, de ódio.
A Avó diz que crescer é conhecer, experimentar, viver.
A Avó ensinou-me que tudo tem seu tempo.
A Avó ensinou-me que cada idade é mágica.
A Avó ensinou-me a viver. E eu espero continuar a aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário