sexta-feira, 9 de agosto de 2013

No meu tempo não era nada assim

O primeiro dito da minha avó - vá das avós - não podia deixar de ser o "no meu tempo não era nada assim".
Este dito popular e conhecido por quase todas as avós, pelo menos as que tenho conhecimento, tem uma imensidade de utilizações. Ora pode ser expressado para falar de problemas do dia-a-dia, de políticas, dos jovens, da educação, da religião, etc.

Escolhi então as utilizações mais comuns da minha avó:
- "No meu tempo os namoros não eram assim": a minha avó não se esquece de falar dos namoros "de agora", os chamados por ela de "namoricos", que nada têm a ver com os namoros da idade dela. Como diz, antigamente, os namoros eram à janela, com alguém a ver, não havia contactos, e era para Casar.

- "No meu tempo não havia esta fartura": a minha avó fala que quando era mais nova e como não tinha possibilidades, não tinha por exemplo: a quantidade de roupa que agora temos; a diversidade de comida; etc.

A minha avó não se esquece de me contar como era no tempo dela. Não se esquece de relembrar as coisas boas, as coisas más, a dureza, a alegria, a nostalgia e a magia do passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário