quarta-feira, 21 de agosto de 2013

No meu tempo não era nada assim (parte 2)

"No meu tempo não era nada assim" é uma expressão utilizada por a Avó para descrever inúmeras coisas.
Já falamos sobre os "namoros" e sobre a "fartura" (no sentido de bens materiais), mas a Avó usa e abusa da expressão para falar das mudanças do tempo.
No tempo da Avó muitas coisas eram diferentes: as pessoas, as ideias, os bens materiais, os ricos, os pobres, as comidas, as casas, as pedras da calçada, o labor, o suor.
No tempo da Avó a infância não era infância e a juventude passava a correr.
No tempo das Avós não era mesmo nada assim.
A panóplia de diferenças entre os tempos é muita vasta. A minha Avó fala muito da "roupa de domingo" que era a melhor roupa que tinha, que usava só nos domingos quando ia a missa.
A minha Avó também diz "no meu tempo não havia essas festas" e conta-me a sorrir as aventuras dos bailaricos. Conta quando teve de "correr" de baile em baile para que os pais pensassem que estava na festa que queriam e não na outra que ela queria ir.

Imagem retirada de http://perguntasparvas.blogs.sapo.pt/350844.html
O olhar das Avós a relembrar outros tempos é mágico que, por mais vezes que nos contem a mesma história, nós sorrimos e escutamos com atenção.
Apesar de imaginar o que diz Avó, os desenhos mentais que faço nunca se aproximaram do que se vivia na altura. 
Mas, continuo a olhar as fotografias a preto e branco e a imaginar as cores que tinha o antigamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário