quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Já dizia a minha avó "estuda e trabalha para puderes ser alguém".

Já dizia a minha avó "estuda e trabalha para puderes ser alguém". Já dizia a minha avó "aplica-te para teres um futuro melhor". Já dizia que a minha avó "estuda não faças como o A, B ou C".
E a minha avó disse e eu cresci com essa ideia na cabeça. E outras avós disseram e outros netos cresceram com essa ideia na cabeça. E?
Cá estamos. Conseguimos.
Aprendemos. 
E agora?
Agora esperamos sentados ou arriscamos outra coisa. Agora esperamos que o crescimento do PIB nos safe, que a troika seja boazinha, que o governo caía, que a crise passe, que a vida mude.
Agora esperamos que haja solução.
Agora "temos que ter paciência".
Agora trabalhamos noutra coisa - Ah, espera! Temos habilitações a mais.
Agora emigramos - Ah, espera! Não temos dinheiro.
E cá estamos. Conseguimos.
Esforçamos-nos.
Agora somos a "juventude perdida". Agora somos a juventude condenada, frustrada e revoltada.
Agora estamos a lutar.
Agora estamos a "gozar" a vida.
Agora estamos na crise.
Pois!
As avós disseram e não ouvimos. E erraram em querer um futuro melhor para nós? Não.
Quem errou foi quem nos deu (a nós Portugueses) a grave crise de mentalidades e de memória de que sofremos. 
É que, se por um lado, muitos de nós enfrentamos uma crise de mentalidade, pois achamos que somos inferiores aos outros países, que somos menos desenvolvidos, que não temos nada, que somos menores e inferiores, que nada do que temos é bom.
Por outro lado, a perda de memória é um grande berbicacho. A perda de memória política podia até ser comparada à mudança de ideias que se denota entre os discursos fantásticos de campanha eleitoral e os discursos assustadores de governação. 
Enfim.
Já dizia a minha avó "estuda e trabalha para puderes ser alguém". Já diz a minha avó "tudo se vai resolver".
E apesar de o futuro não nos sorrir. A avó sorri e onde quer que vá gaba o seu neto. Derrete-se em orgulho a dizer que o neto é o melhor. E acredita nisso.
Avós obrigada. Obrigada pela força de vontade. Obrigada pelo pensamento positivos. Obrigada pela sabedoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário