terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conhecer toda a gente

Conhecer toda a gente é uma das muitas habilidades da avó. 
A avó conhece este mundo e o outro. Conhece o senhor do café, conhece o senhor do banco, conhece o pai e a mãe do senhor do banco, conhece a neta da senhora professora, conhece...
O conhecer pessoas é realmente uma skill e um berbicacho. 
Se, por um lado, pode ter um tratamento personalizado num serviço, uma conversa agradável, uma risota fácil e um recordar de velhos tempos quando encontra alguém conhecido. Por outro lado, tem de dizer "bom dia" vezes sem conta, tem de parar para dois dedos de conversa, tem de perguntar pela família, tem de falar de doenças, e tem de demooooooooooooorar.
Demorar, não é bem um problema. Demorar até pode ser bom. Mas, demorar com a neta a espera nem sempre é agradável.
Se bem que, o principal problema que eu tenho porque a avó conhece toda a gente é quando a avó me quer falar sobre alguém. A conversa começa sempre assim:
- "Sabes o X?"
- "Não."
- "Sabes, sabes. O filho do Sr. Y, que casou com a irmã do pai da Z, e tem uma casa lá em cima ao pé da casa do U?"
- "Não."
- "Ai! Então não sabes aquele senhor que tem óculos e costuma perguntar sempre pelo teu avô? Aquele que tem dois netinhos pequeninos?"
- "Ah! já sei."
- "Pronto. É o filho".
E depois a avó conta a história, ou o que aconteceu ao filho do Sr. Y, cujo pai tem óculos e pergunta sempre pelo meu avô e que se casou com a irmã do pai da Z, que até tem uma casa lá em cima, MAS que eu não faço a mínima ideia quem é!!!
Conhecer toda a gente é realmente uma habilidade da avó.

Sem comentários:

Enviar um comentário