sábado, 8 de março de 2014

Carnaval para a Avó é um baú de recordações

O Carnaval para a Avó é um baú de recordações. Um misto de sentimentos. 
Um recordar de juventude, de momentos.
Histórias e mais histórias contadas e por contar.
A Avó já não se mascara. Já não sai para ir ver o Carnaval.
A Avó conta histórias e relembra momentos.
Sorri e diverte-se.
Contou-me que se mascarava todos os anos para ir trabalhar e que um ano sem saber improvisou um fato.
"Calcei uns sapatos do teu pai", disse-me contente. E vestiu uma samarra, pôs um chapéu de palha, pegou num saco de tecido e foi com os pés tortos - o direito no esquerdo e o esquerdo no direito.
A Avó gosta do Carnaval. Gosta da folia.
Gosta de me ver mascarada e gosta de ver outras.
Sempre me falou sobre o desfile em que me levou quando era pequenina.
A minha Avó também gosta das habituais partidas. Lembro-me das que fazíamos juntas ao meu Avô. Uma vez fingimos que a Avó se tinha cortado e outras vezes só o enganávamos a dizer que não havia jantar ou que não dava o Preço Certo.
Éramos sempre convincentes, mas o Avô desconfia ao fim de um certo tempo. E depois quando se apercebia ria-se todo contente.
Também me lembro das fantasias que a Avó me comprava, de pirata, de nazarena com 7 saias. 
E ainda mais do vestido de sevilhana que me fez, era vermelho com bolinhas pretas, folhos em baixo, justo em cima e mais largo na base. No dia em que o usei, apanharam-me o cabelo e enrolaram-o atrás e puseram-me uma flor, pintaram-me a cara e lá fui eu orgulhosa e feliz ver o desfile na terra mais próxima. O orgulho de estar a encarnar uma bailarina era imenso, ainda para mais num fato lindo e feito por ela.
A Avó diz que o Carnaval é o que a vida deve ser, porque passa a correr mas é sinónimo de diversão.
O Carnaval é viver a vida ao máximo e é isso que diz a minha Avó.


Sem comentários:

Enviar um comentário