quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ditos da Avó: "armar ao pingarelho"

A Avó costuma dizer que há pessoas que têm a "mania".
A Avó que há quem se ache superior, que se sinta melhor que os outros, que tenho "o rei na barriga". 
Imagem em link
A Avó diz muitas vezes "armar ao pingarelho". 
Querendo dizer que essa pessoa se está a "armar", quer ser o centro das atenções, ou até se acha melhor que os outros.
Querendo dizer que quem se "arma ao pingarelho" acha que sabe mais sobre determinado assunto que os outros, ou mesmo sobre tudo.
"Armar ao pingarelho" é quer parecer mais do que realmente é.
É ser melhor na ideia da pessoa.
E a Avó dizia-me isso quando era pequena. Dizia que já tinha a "mania" que sabia e que me estava a "armar em esperta". 
E eu às vezes "armava-me ao pingarelho" e falava como já fosse adulta e senhora de mim.
E a Avó detestava.
A Avó gosta mais de pessoas simples.
A Avó gosta de humildade.
A Avó gosta do Rei que é igual ao plebeu.
A Avó gosta de igualdade.
"Armar-se aos cágados", também diz a Avó.
"Armar-se em carapau de corrida", ainda diz a minha Avó. 
"Armar-se", repete.
Dizendo que todas estas expressões são semelhantes.
Dizendo que há pessoas convencidas, há pessoas que gostam de se exibir.
O problema é que, como diz a Avó, "quem muita fala, pouco acerta" e que por isso quem mais se "acha", menos é.
O problema é que, como diz a Avó, quem se gaba muitas vezes é quem tem menos razões para isso.
O problema é que, como diz a Avó, o mundo está cheio de "carapaus de corrida".
E a Avó detesta.
E a Avó já dizia para ser "simples", para ser humilde.
E as Avós já diziam aos seus netos para serem o que são.
E as Avós dizem.

Sem comentários:

Enviar um comentário